segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

WWE ESPECIAL





The Undertaker


Mark Calaway (Houston, 24 de Março de 1965) mais conhecido pelo seu nome em ringue The Undertaker, é um lendário lutador de [[wrestling[[ estado-unidense. Para muitos amantes do desporto, Calaway tornou-se num dos maiores lutadores de todos os tempos. Estes dizem que ele é o melhor wrestler em combates do tipo "Hell in a Cell" e ainda em combates de caixão (devido a sua personagem). Actualmente trabalha para a World Wrestling Entertainment (WWE), no seu programa Smackdown!.
Altura: 2,11 m (6´10) Peso: 140 kg (308 lbs)


Carreira

Callaway afirmou-se inicialmente na WCW com o nome de «Mean» Mark Callous, criando dupla com outro gigante, Dan Spivey. Juntos eram conhecidos com «Skycrapers» tendo como principal rivalidade os Road Warriors. Spivey abandonou o grupo e Callaway uniu forças com Paul E. Dangerously, estabelecendo rivalidades com Lex Luger, com o qual protagonizou o seu melhor e mais conhecido combate na WCW pelo titulo dos EUA da NWA. Callaway assinou um contrato com a WWE no final do ano de 1990, após ter renunciado um novo contrato com a WCW.


WWF/WWE

1990-1994

Com um novo nome e personagem, Callaway estreou-se na WWE a 22 de Novembro de 1990, no mítico pay-per-view Survivor Series sendo o parceiro misterio de Ted di Biase. Agora conhecido como The Undertaker, Callaway rapidamente marcou impacto na WWE, graças ao seu aspecto de coveiro do Far-West, cheio de místicismo, marcado por uma musica sombria e um caracter assustador.
Já em 1991,agora com um novo manager, conhecido como Paul Bearer, the Undertaker fez a sua estreia na Wrestlemania, mais precisamente na Wrestlemania IV, onde derrotou sem muita dificuldade «SuperFly» Jimmy Snuka.Seguiram-se rivalidades com Ultimate Warrior e Randy Savage, no entanto o seu primeiro ponto alto da carreira surgiria um ano depois da sua estreia, no Survivor Series 1991, enfrentando, na altura, o campeão da WWE, Hulk Hogan. Com uma ajuda exterior de Ric Flair, Undertaker ganhou o seu primeiro titulo da WWE. No entanto viria a perder esse mesmo titulo 6 dias depois de novo para Hogan. Entre Dezembro de 91 e Setembro de 93, Undertaker não perdeu um unico combate, sendo este feito, a maior serie de vitorias durante a década de 90.
Em 1992, Undertaker rivalizou com Jake «Snake» Roberts, tendo este intenso confronto culminado na Wrestlemania VIII. Seguiram-se novas rivalidades com Kamala e com o monstro de 2.35m, Giant González. Undertaker enfrentou Gonzaléz em dois pay per views ( Wrestlemania IX e SummerSlam 1993), saindo de ambos vitorioso. No ano de 1994, surgiu uma nova rivalidade para Undertaker, de nome, Yokozuna. Entre os principais combates entre ambos destaca-se o Casket Match do Royal Rumble do mesmo ano, onde Undertaker perde o combate, devido ao ataque que sofreu de vários lutadores que vieram em auxílio a Yokozuna. Mais tarde nesse ano, surgiria um falso Undertaker (Brian Lee), comandado por Ted di Biase que rivalizou com o verdadeiro Undertaker num empolgante combate no SummerSlam 1994. O verdadeiro Undertaker saiu vencedor do combate, mostrando quem é o verdadeiro «fenómeno» da WWE.


1995-1996

Ao longo de 1995, Undertaker rivalizou com os carrascos de Di Biase, entre os quais I.R.S. e King Kong Buddy. Undertaker derrotou Bundy na Wrestlemania XI. Devido a novos conflitos com Yokozuna e King Mabel (Big Daddy V), Undertaker sofreu uma lesão na orbita ocular, o que o levou a combater com uma máscara (similar á mascara que Kane usou durante o período de 2002-2003).
Em 1996, e já com um Undertaker «desmascarado», surgiu uma nova oposição: Diesel. A rivalidade entre os dois culminou em Anaheim, casa da Wrestlemania XII, onde Undertaker mostrou todo o seu poder dentro do ringue, derrotando Diesel, aumentando a sua serie de invencibilidade em combates na Wrestlemania. Durante 96 nova rivalidade surgiu no caminho de Undertaker, de nome Mankind. As suas interferências custaram muitos combates a Undertaker, tendo os dois se encontrado pela primeira vez no King of The Ring 1996. A rivalidade entre ambos foi se intensificando, com combates de backstage, em diversas partes da arena e até entre o público. Deste modo surgiu o primeiro combate Boiler Room Brawl, no SummerSlam 1996.
Undertaker e Mankind viriam-se a encontrar mais vezes durante o ano de 1996, no entanto a sua rivalidade tinha atingido um patamar extremammente elevado, o que culminou com um intensivo combate designado por Buried Alive, no pay per view In Your House 11. Durante o resto do ano, Mankind continuou no caminho de Undertaker, tal como os subordinados de Paul Bearer, qua havia traido Undertaker no SummerSlam desse mesmo ano. Depois da traição de Bearer, a rivalidade entre Undertaker e Mankind chegou a outro nível, o que resultou numa luta Buried Alive, no In Your House: Buried Alive. Undertaker ia vencer depois de colocar Mankind no caixão com um chokeslam, mas The Executioner atacou Undertaker e deu a vitória a Mankind ao "enterrar vivo" Undertaker. Undertaker e Mankind se enfrentaram no Survivor Series, com Bearer a 12 metros de altura numa jaula. Se Undertaker vencesse ele poderia colocar suas mãos e Bearer. Depois da luta, quando Undertaker ia por suas mãos em Bearer, The Executioner o atrapalhou e Bearer fugiu. Mais tarde, Undertaker conseguiu sua vingança e derrotou The Executioner. No fim de 1996, Undertaker entrou numa rivalidade com outro enviado de Bearer, Vader. No Royal Rumble, Undertaker perdeu para Vader depois da interferência de Bearer. Depois disso, Undertaker colocou sua atenção no título do WWF.


1997-1999

No Wrestlemania 13, Undertaker derrotou Sycho Sid numa luta sem desclassificação para ganhar o título do WWF. Depois da luta, Beaber anunciou para todos que Undertaker havia posto fogo na casa de seus pais e matado todos, menos seu irmão, Kane, que depois de tantos anos, ia se vingar. Durante o ano, Undertaker derrotou vários lutadores para reter o título do WWF, como Shawn Michaels, Vader, Farooq e Steve Austin. No Summer Slam 1997, Shawn Michaels, como juiz especial, acertou acidentalmente uma cadeirada em Undertaker, lhe custando o título contra Bret Hart. Apesar da cadeirada ter sido acidental, Michaels fez o mesmo feito nas semanas seguintes em RAW is WAR. Os dois se enfrentaram em In Your House: Ground Zero e em In Your House: Bad Blood, no primeiro combate Hell in a Cell. Durante a luta no Bad Blood, o irmão de Undertaker, Kane, fez sua primeira aparição atacando Undertaker e aplicando o Tombstone Pilderdrive, golpe assinatura de Undertaker, no prórpio irmão. O ataque de Kane custou a Undertaker a luta. Durante as semanas seguintes, Paul Bearer e Kane constantemente desafiaram Undertaker para lutar, mas ele sempre recusou. Undertaker novamente enfrentou Shawn Michaels no Royal Rumble 1998 numa luta Casket. Novamente, Kane interviu e deu a vitória a Michaels, depois, ele e Bearer botaram fogo no caixão onde estava Undertaker, mas quando foram abri-lo, notaram que Undertaker sumira. Depois de 2 meses, Undertaker enfrentou Kane no Wrestlemania XIV depois de três Tombstone Pilerdrivers. Os dois se enfrentaram novamente em In Your House: Unforgiven, na primeira luta Inferno, one o vencedor é aquele que jogar seu oponente no fogo. Undertaker venceu quando jogou o braço de Kane nas chamas. A rivalidade de Undertaker com Mankind retornou quando este custou a Undertaker uma luta contra Kane, valendo uma chance pelo título. Os dois se enfrentaram numa das mais brutais lutas da história, o segundo Hell in a Cell da história, onde Mankind foi atirado de 15 metros de altura na mesa dos comentaristas espanhóis. Undertaker venceu o combate.



Nenhum comentário: